SOBRE O CENTRO

Centro de Estudos de Competitividade e Inovação (CECIN) é uma iniciativa da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE), que tem como objetivo desenvolver a pesquisa aplicada relacionada ao tema da competitividade e inovação, fomentando a cooperação de projetos com pesquisadores, organizações públicas e privadas em nível nacional e internacional.

Missão

Este propósito está alinhado com a missão da FGV EBAPE de alcançar os mais altos níveis de produção acadêmica relevante, relacionados ao tema de competitividade e inovação, bem como com o objetivo da FGV em ser reconhecida como um think thank relevante no mundo.

Visão

O objetivo geral do Centro de Estudos de Competitividade e Inovação é tornar-se referência, no Brasil e na América Latina, em pesquisa aplicada no campo da competitividade, gestão pública eficiente, estudos econômicos, em inovação pública e empresarial, indústrias criativas e economia da experiência. Isso deve ser manifestado da seguinte forma:

  • Desenvolvimento de pesquisas aplicadas para a construção de conhecimento para áreas relacionadas à competitividade;
  • Desenvolvimento de cooperação com centros de pesquisa conhecidos mundialmente;
  • A publicação de resultados de pesquisas em revistas acadêmicas reconhecidas internacionalmente;
  • Publicação de white papers com o objetivo de influenciar a posição de tomada de decisão na administração pública;
  • Promoção de programas de capacitação para disseminar pesquisa de Competitividade;
  • Obtenção de recursos para incrementar pesquisas de alto nível na FGV EBAPE e em outros departamentos da FGV.
Contextualização

Um dos temas mais relevantes nas agendas de políticas públicas e corporativas mundiais e em evidência em diversos setores é o incremento da competitividade, nos diversos níveis.

A tarefa de ampliá-la ou mesmo de mantê-la está ligada à capacidade de renovação dos recursos, criar novos produtos e mercados, realizar um fluxo contínuo de inovações. Vale lembrar que a competitividade é um fenômeno dinâmico, ou seja, um recurso estratégico que necessita de renovação contínua.

Assim, é crucial que empresas e países desenvolvam continuamente capacidades e recursos. Quebrar a situação de inércia, inovar, torna-se um desafio para os todos os gestores modernos.

Nesse sentido a Escola de Brasileira de Administração Pública e de Empresas criou seu Centro de Estudos de Competitividade e Inovação para fomentar estudos e pesquisas relativos ao tema no Brasil e no Mundo. 

ÁREA DE ATUAÇÃO

icone

Geração de Conhecimento

  • Estudos e pesquisas aplicadas.
  • Diagnósticos setoriais e regionais.
  • Desenvolvimento de metodologias voltadas à melhoria da competitividade e da inovação de empresas, clusters e regiões.
icone

Capacitação

  • Workshops, seminários e eventos visando promover temas associados e prioritários da agenda da competitividade brasileira.
  • Transferência do conhecimento gerado.
icone

Disfusão de Conhecimento

  • Publicações dos resultados da pesquisa e divulgação na mídia especializada e em site próprio.
  • Divulgação em eventos internacionais sobre competitividade.
icone

Avaliação do Impacto

  • Avaliação do impacto das pesquisas e estudos realizados junto à esfera pública e privada.

SOBRE A FGV EBAPE

Sendo a primeira escola de administração pública da América Latina, a Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EBAP) foi criada no Rio de Janeiro em 15 de abril de 1952 por meio de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e da FGV, a fim de responder às demandas de profissionais qualificados nessa área.

Em 2002, foi renomeada como Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), refletindo suas atividades no setor privado que, de fato, estavam em vigor desde sua fundação. Ao longo dessas décadas, a FGV EBAPE firmou sua credibilidade e legitimidade por meio de sua capacidade de fornecer conhecimento de alto nível aos seus alunos, levando-os a um processo de produção classificado como excelente pelo Ministério da Educação.

A pesquisa de negócios públicos e privados vem sendo desenvolvida na FGV EBAPE de forma aleatória há mais de 40 anos e, de forma contínua, nos últimos 15 anos. No entanto, acreditamos que é hora de avançar mais para analisar atividades de pesquisa sistematizadoras no campo da competitividade, mais conectadas à atual organização do mundo. A criação de um centro de pesquisa impulsiona a sistematização desses estudos para novas áreas de análise e contribui para a obtenção de recursos de fontes externas e, mais especificamente, para apoiar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas no melhor interesse das organizações governamentais e empresariais.

Por isso, o Centro de Estudos de Competitividade e Inovação pretende servir como uma ponte para conectar a FGV EBAPE com organizações públicas e privadas interessadas no desenvolvimento de melhores conhecimentos sobre estratégia competitiva, gestão publica eficiente, estudos econômicos, em inovação publica e empresarial, indústrias criativas e economia da experiência .

EBAPE