O Centro de Estudos de Competitividade e Inovação (CECIN) é uma iniciativa da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE), que tem como objetivo desenvolver a pesquisa aplicada relacionada ao tema da competitividade e inovação, fomentando a cooperação de projetos com pesquisadores, organizações públicas e privadas em nível nacional e internacional.

Missão

Este propósito está alinhado com a missão da FGV EBAPE de alcançar os mais altos níveis de produção acadêmica relevante, relacionados ao tema de competitividade e inovação, bem como com o objetivo da FGV em ser reconhecida como um think thank relevante no mundo.

Visão

O objetivo geral do Centro de Estudos de Competitividade e Inovação é tornar-se referência, no Brasil e na América Latina, em pesquisa aplicada no campo da competitividade, gestão pública eficiente, estudos econômicos, em inovação pública e empresarial, indústrias criativas e economia da experiência. Isso deve ser manifestado da seguinte forma:

• Desenvolvimento de pesquisas aplicadas para a construção de conhecimento para áreas relacionadas à competitividade;

• Desenvolvimento de cooperação com centros de pesquisa conhecidos mundialmente;

• A publicação de resultados de pesquisas em revistas acadêmicas reconhecidas internacionalmente;

• Publicação de white papers com o objetivo de influenciar a posição de tomada de decisão na administração pública;

• Promoção de programas de capacitação para disseminar pesquisa de Competitividade;

• Obtenção de recursos para incrementar pesquisas de alto nível na FGV EBAPE e em outros departamentos da FGV.

Contextualização

Um dos temas mais relevantes nas agendas de políticas públicas e corporativas mundiais e em evidência em diversos setores é o incremento da competitividade, nos diversos níveis.

A tarefa de ampliá-la ou mesmo de mantê-la está ligada à capacidade de renovação dos recursos, criar novos produtos e mercados, realizar um fluxo contínuo de inovações. Vale lembrar que a competitividade é um fenômeno dinâmico, ou seja, um recurso estratégico que necessita de renovação contínua.

Assim, é crucial que empresas e países desenvolvam continuamente capacidades e recursos. Quebrar a situação de inércia, inovar, torna-se um desafio para os todos os gestores modernos.

Nesse sentido a Escola de Brasileira de Administração Pública e de Empresas criou seu Centro de Estudos de Competitividade e Inovação para fomentar estudos e pesquisas relativos ao tema no Brasil e no Mundo.