FGV EBAPE - Centro de Estudos de Competitividade e Inovação

Equipe de Coordenadores

Coordenador

FORMAÇÃO

PHD École des Hautes Études Commerciales de Paris (HEC)

EXPERIÊNCIA

Professor adjunto da FGV EBAPE com experiência na área de Estratégia Empresarial, Gestão Internacional, Implementação de Estratégia e Negócios Internacionais.

CONTATOS

Currículo Lattes
Linkedin

Coordenador

FORMAÇÃO

PHD Nottingham University

EXPERIÊNCIA

Professor do Mestrado em Administração Pública da FGV EBAPE e Gerente Executivo da FGV Projetos, com trabalhos realizados na área de economia da experiência e competitividade.

 

CONTATO

 

Currículo Lattes
LinkedIn

Equipe de Pesquisadores

Pesquisador

FORMAÇÃO

PhD Candidato UFRJ

EXPERIÊNCIA

Gerente de Projetos da FGV Projetos, Professor Convidado da EBAPE em diversos cursos de pós-graduação.Consultor executivo da FGV Projetos em Turismo, Gestão Pública Estratégica e Relações Internacionais.

CONTATO

Currículo Lattes
LinkedIn

Pesquisador

FORMAÇÃO

PhD ISCTE-IUL | Portugal

EXPERIÊNCIA

Diretor Adjunto de Projetos de Desenvolvimento da FGV Projetos, com foco nas áreas de planejamento estratégico e reestruturação organizacional nos setores público e privado. Também coordena, desde 2006, o MBA Executivo em Gestão Pública pela FGV Online. Com trabalhos de assessoria técnica em andamento sobre a modernização da gestão cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o desenvolvimento institucional do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a operacionalização do Escritório de Processos e Apoio à Automação do SEBRAE-RJ e a reestruturação organizacional da Prefeitura de Angra dos Reis.

CONTATO

Currículo Lattes
LinkedIn

Pesquisador

FORMAÇÃO

Doutorado em Administração, FGV EBAPE

EXPERIÊNCIA

Professor da FGV EBAPE. Professor Visitante, da Universidad Andina Simon Bolivar, Quito. Com diversos livros e artigos publicados nas áreas de Estratégia e Governança, tem se envolvido com projetos de pesquisa e consultoria nessas áreas. Coordenador de Pesquisa e Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

CONTATO

Currículo Lattes
LinkedIn

Pesquisador

FORMAÇÃO

Doutor em Administração (FGV EBAPE)

EXPERIÊNCIA

Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Departamento de Empreendedorismo e Gestão. Professor do Mestrado em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especializado em métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa aplicados. Antes de ingressar na área acadêmica, trabalhou em organizações privadas no Brasil e no exterior por 26 anos.

CONTATO

Currículo Lattes
LinkedIn

Pesquisador

FORMAÇÃO

Doutorado em Direito – Universidade de São Paulo

EXPERIÊNCIA

Doutor em Direito Financeiro e Tributario pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e Pós-Graduação lato sensu (MBP) em Petróleo e Gás na Coppe/UFRJ (2009). Atualmente é professor de business and government da FGV EBAPE. Procurador do Estado do Rio de Janeiro, lotado no Gabinete do Procurador-Geral do Estado. Sócio de Vinhas e Redenschi Advogados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio de Janeiro e Membro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo. Representante da Fazenda junto ao Conselho de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro. Membro efetivo do Instituto do Advogados Brasileiros e membro permanente da Comissão de Direito Financeiro e Tributário.Ex-Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda e Ex-Presidente Substituto do Conselho Fazendário de Política Fazendária, na gestão do Ministro Joaquim Vieira Ferreira Levy. Ex-Procurador da Fazenda Nacional. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Financeiro e Tributário e da Regulação em Petróleo e Gás.

CONTATO

Currículo Lattes
LinkedIn

Pesquisador

FORMAÇÃO

Doutorando em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Aveiro, Portugal (2021).

EXPERIÊNCIA

Atua como consultor organizacional desde 2001desenvolvendo projetos de planejamento estratégico, mapeamento de processos e estruturas organizacionais, estudos econômicos e setoriais, pesquisas e consultorias diversas. Coordenou o curso de pós-graduação em Gerenciamento de Cidades no período de 2002 a 2004. Em 2006 iniciou atuação no setor público como Diretor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Olinda, em Pernambuco, onde também atuou como Conselheiro do Porto Digital. Em 2007 assume a Gerência Geral de Captação de Recursos, na Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo de Pernambuco, onde participa do desenvolvimento do Modelo de Gestão do Estado de Pernambuco, premiado e reconhecido internacionalmente pelo BID e Banco Mundial. No período de 2005 a 2009foi professor convidado da pós-graduação da Universidade de Pernambuco lecionando disciplinas de ?Introdução Metodológica ao Empreendedorismo?, ?Economia Política?, ?Integração Econômica?, ?Gestão da Inovação? e ?Didática?. Em 2009 assume a Gerência Geral do PRODETUR Nacional na Secretaria Estadual de Turismo do Governo de Pernambuco, tendo a missão de realizar todo o planejamento estratégico e operacional para aprovação de uma operação de crédito a ser financiada junto ao BID no valor de US$ 125.000.000,00. Ainda em2009, se transfere para a Fundação Getulio Vargas, onde atua como Coordenador Adjunto de projetos, com experiência consolidada em Administração, na coordenação e na execução de projetos e consultoria organizacional e turismo, notadamente em serviços de planejamento estratégico envolvendo instituições públicas, função que exerce até hoje. Em 2011 retorna à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco, cedido pela FGV, para assumir a Gerência Geral do Gerente Geral do Programa Nacional de Apoio a Modernização da Gestão e Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal ? PNAGE, programa financiado pelo BID, e finalizar o desenvolvimento do Modelo de Gestão do Estado de Pernambuco a partir da construção dos quadros de indicadores para composição do Mapa da Estratégia e finalização do BalancedScorecard do Governo Estadual. Em 2012 retorna as atividades na FGV na coordenação de projetos de consultoria e pesquisas. Em 2019 atua como consultor da ONU-Habitat como especialista em Turismo em projeto de desenvolvimento econômico e social. Atualmente além de coordenador de projetos na FGV, também leciona a disciplina de "Gestão do Conhecimento e Inovação" em MBA de Administração Pública da FGV.

CONTATO

Currículo Lattes
LinkedIn